top of page
persona-haciendo-entrenamiento-crossfit-2_b.jpg

Musculação / CrossFit

Se você gosta de praticar esportes e treinar (seja Crossfit, levantamento olímpico ou um estilo mais tradicional de treinamento com pesos), o Rolfing pode ser de grande ajuda para atingir seus objetivos. Somos 80% de água, portanto, todos os nossos tecidos interagem de forma fluida em um ambiente altamente viscoso. O movimento é essencial para que o tecido conjuntivo –o que conhecemos como rede miofascial ou neurofascial– permaneça hidratado e saudável.

 

O Rolfing trabalha nessa rede miofascial com o objetivo de liberar aderências e organizar o corpo e suas estruturas em torno de um eixo vertical para proporcionar maior bem-estar e desempenho ao cliente. Surge então a questão de como o Rolfing pode me ajudar com meus objetivos na academia. O treinamento, seja para melhorar seu desempenho esportivo ou para cultivar um corpo saudável e forte, é um trabalho que exige muito esforço. O corpo é submetido a várias cargas para aumentar a potência, o tamanho e a força. É bastante comum que esses exercícios nos deixem doloridos ou com os tecidos doloridos, às vezes até contraídos. A constância é uma parte fundamental do trabalho realizado na academia, portanto, não poder treinar por causa de uma contratura ou doença é algo que queremos evitar.

O trabalho de Rolfing libera espaços, mobiliza a rede miofascial para que ela possa se oxigenar melhor e para que os músculos encontrem uma melhor organização. Portanto, o Rolfing pode ser muito benéfico para aprimorar o processo de recuperação necessário após o treinamento. Além disso, deve-se acrescentar que, ao organizar as estruturas do corpo, a amplitude de movimento das articulações é frequentemente ampliada. Exercícios como agachamentos (squats), lunges e agachamentos cossacos exigem amplitude de movimento. A organização das articulações ao redor dos quadris, a liberação de restrições nos isquiotibiais e a criação de espaço na região lombar são áreas abordadas no Rolfing, portanto, esse trabalho pode ser uma grande contribuição para otimizar nosso treinamento e obter melhores benefícios de cada exercício que realizamos.

bottom of page